Agenda

#MUSEUMWEEK 2020

twitter

#MUSEUMWEEK 2020

Evento contará com hastags em português

Neste ano, a #MuseumWeek 2020, ação mundial promovida pelas instituições culturais nas mídias sociais, será realizada de 11 a 17 de maio.

Com a crise global de saúde gerada devido à pandemia de COVID-19 (coronavírus), havia a dúvida se a #MuseumWeek 2020 seria mantida. “Decidimos alterar o foco das hashtags para incorporar a realidade da nossa situação global. Acreditamos que agora, mais do que nunca, é importante para nós nos sentirmos globalmente conectados”,  escreveu Benjamin Benit, organizador e presidente da Culture For Causes Network.

Portanto, em 2020, o lema será “togetherness – 7 days, 7 themes, 7 hashtags”. No dia 11 de maio, os trabalhadores que trabalham na linha de frente da luta contra a COVID-19 serão homenageados com a hashtag #HeroesMW. Depois, #CultureInQuarantineMW, inspirado na iniciativa do Museu Getty (#ArtInQuarantine), que inspira as pessoas em confinamento a recriar obras de arte a partir de objetos e pessoas de sua própria casa dará continuidade no dia 12. Já no dia 13, será a vez do tema principal da Museum Week #togetherMW, um tributo à coletividade e aos esforços conjuntos: “Sozinhos, vamos rápido; juntos, vamos mais longe”. O dia de relembrar exposições, eventos culturais e melhores momentos em museus e instituições afins será celebrado em 14 de maio, com #MuseumMomentsMW. O dia 15, será dedicado às mudanças climáticas com o #climateMW e o dia 16, será utilizada a hashtag #technologyMW, dedicada à tecnologia que ajuda a criar laços entre as pessoas e a ultrapassar esse momento difícil. A semana terminará no dia 17, com um dia dedicado a #dreamsMW que incentiva o compartilhamento de planos, projetos e sonhos de construir um futuro melhor.

A coordenadora do MuseumWeek Brasil, Cláudia Porto, comenta que “em meio à crise sem precedentes que hoje atinge a humanidade, a organização do evento entendeu ser muito importante celebrar os heróis e as heroínas da saúde, por um lado, e o poder que os acervos, a cultura e as artes têm de levar até as pessoas força, bem-estar e um sentimento de união e cooperação em um momento tão difícil para todos”. Ela destaca ainda uma novidade: as hashtags, neste ano, serão usadas também em português. Por exemplo, ao lado de #ClimateMW, tema do dia 15 de maio, poderá estar também #ClimaMW. 

Todas as informações sobre a #MuseumWeek 2020 estão disponíveis no site https://museum-week.org/

Fonte: MuseumWeek

 

 

 

Itaú Cultural participa do MuseumWeek, festival mundial

de instituições culturais nas redes sociais

 

No atual cenário é fundamental que as pessoas estejam juntas, mesmo que fisicamente distantes, e a comunidade cultural internacional conectada. Desta forma, o tema deste ano

 do MuseumWeek é União. Durante uma semana, com temas diferentes propostos pelo festival a cada dia, o Itaú Cultural reflete sobre os heróis na arte e na cultura, tecnologia,

mudanças climáticas, sonhos, entre outros.

 

 

 

 

Até dia 17 de maio, o Itaú Cultural participa, via Twitter (@itaucultural), da sétima edição do MuseumWeek, organizado pela Culture For Causes Network. Este é o primeiro festival internacional dedicado às instituições culturais nas mídias sociais. Neste ano, as ações são desenvolvidas em torno do tema UniãoTogetherness, na versão original – ainda mais relevante em decorrência da pandemia do novo coronavírus, que mantem as pessoas distantes fisicamente. As postagens realizadas pelas organizações participantes, para interagirem com o seu público online, seguirão hashtags distintas a cada dia, com os assuntos: Heróis, Cultura na Quarentena, Juntos, Momentos Museu, Clima, Tecnologia e Sonhos. As do Itaú Cultural estará no Twitter sempre às 13h.

 

Hoje, primeiro dia, 11 de maio, é dedicado para exaltar os profissionais de saúde e de serviços essenciais que trabalham durante a pandemia do COVID-19. Seguindo essa linha e a hashtag Heróis, o Itaú Cultural explora o conceito de heroicidade na arte e na cultura, com post sobre Nise da Silveira, resgatando sua forma de trabalhar com terapia ocupacional, exposta na série Ocupação realizada em sua homenagem em 2017. Cultura na Quarentena é o tema desta terça-feira, dia, 12, que convida o público a recriar obras de arte em casa. Neste caso, a organização sugere reproduzir a tela Violeiro Caipira, de Oscar Pereira da Silva, que faz parte do Acervo Banco Itaú, encontrado no site da Enciclopédia.

 

Convergindo com o mote União deste ano do MuseumWeek, hasteando a bandeira da coletividade e ressaltando o trabalho cultural derivado da união de esforços e para comunidades, a hashtag do dia 13 é Juntos. Por isso, a referência escolhida é o grupo baiano Ilê Aiyê, que foi assunto de uma Ocupação em 2018 e que também tem sua história contada no site da Enciclopédia Itaú Cultural. Em 14 de maio, Momentos no Museu convida os internautas a compartilharem fotos de visitas a instituições culturais. Para refletir sobre às mudanças climáticas e as ações humanas na paisagem, no dia 15, o Itaú posta a pintura Porto de Santos, de Benedito Calixto, pertencente ao Acervo Banco Itaú. A hashtag é Clima.

 

No dia 16, a intenção é mostrar como as instituições estão usando a tecnologia para conectar seu público com a cultura e a arte. Como na Enciclopédia Itaú Cultural tem mais de 150 mil itens sobre artes visuais e cênicas, literatura, cinema e música produzidos no país, a chamada será para ela. Para encerrar, o tema do último dia, 17, é Sonhos – grande propulsor na realização de projetos e de esperança. A exposição Sandra Cinto: das Ideias na Cabeça aos Olhos no Céu, que abriu na sede da organização no dia 11 de março e que está suspensa por causa da pandemia, revela os lados mais delicados desse universo. Ela poderá ser visitada virtualmente neste dia, em 360º.

Sobre MuseumWeek

O MuseumWeek é organizado pela Culture For Causes Network, uma organização sem fins lucrativos que promove museus, bibliotecas, galerias, arquivos, artistas e todas as instituições culturais ao redor do mundo através da organização de eventos nas mídias sociais e, às vezes, no espaço físico. Desde 2014, o MuseumWeek cresceu para incluir mais de 60 mil participantes de mais de 100 países. Tornou-se o primeiro evento cultural mundial e virtual no Facebook, Instagram, Twitter, Weibo, WeChat e VKontakte.

Itaú Cultural

Neste período de suspensão de atividades presenciais em sua sede, o Itaú Cultural está ampliando a produção de conteúdo para diversos públicos, como podcasts, cursos de EAD e vídeos, no site e redes sociais da instituição e na Enciclopédia Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. Para acessar: www.itaucultural.org.br.

 

SERVIÇO:

Itaú Cultural no MuseumWeek

Às 13h, via Twitter (@Itaúcultural)

 

Dia 11 de maio: #HeroesMV

Dia 12 de maio: #CultureInQuarantineMW

Dia 13 de maio: #togetherMW

Dia 14 de maio: #MuseumMomentsMW

Dia 15 de maio: #climateMW

Dia 16 de maio: #TechnologyMW

Dia 17 de maio: #dreamsMW

 

Itaú Cultural 

www.itaucultural.org.br 
www.twitter.com/itaucultural 

www.facebook.com/itaucultural 

www.youtube.com/itaucultural 

www.flickr.com/itaucultural