Artsoul

Conheça nossas peças de design

Exposição “Sol que abre o céu”
Exposição

Exposição “Sol que abre o céu”

Exposição

  • Nome: Exposição “Sol que abre o céu”
  • Abertura: 05 de maio 2022
  • Visitação: até 03 de junho 2022

Local

  • Local: Silvia Cintra + Box4
  • Evento Online: Não
  • Endereço: Rua das Acácias, 104 - Gávea

Sol que abre o céu

A exposição “Sol que abre o céu” é composta por 3 séries de trabalhos: pinturas da “Série Pálpebras”, vitrines da “Série Poente” e 3 esculturas da série inédita “Linha de luz”. Todas as séries citadas acima tratam a paisagem como um corpo físico onde os elementos que os integram se relacionam de forma a remeter aos primeiros e últimos instantes do dia. A partir de relações geométricas construtivas procurei formalizar as imagens através de um vocabulário bastante sintético onde os mesmos elementos se relacionam de diferentes formas criando assim diferentes “corpos” que remetem a possíveis paisagens. Uso a palavra “corpos” pois já na série Pálpebras, que comecei há dois anos atrás, a relação de algumas imagens com rostos me pareceu interessante. Principalmente a relação das formas com olhos abertos e fechados. Em muitas delas as paisagens parecem observar o observador, num jogo reflexivo que está presente em quase todas as peças da exposição.

Sobre o título, a ideia surgiu da forma como o sol aparece nas 3 séries em questão. Nas pinturas, pela luminosidade e pela forma; as áreas que representam o sol parecem ser aberturas de luz na superfície das telas. Nas peças tridimensionais isso aparece com as inserções das formas em feltro claro que interagem com os outros materiais ora reflexivos, ora escuros e opacos. Sobre os materiais, utilizei o feltro por sua opacidade, luminosidade e “temperatura”. E obviamente pelo contraste interessante com e as pedras polidas e a transparência dos vidros das vitrines.

Além dessas oposições entre os materiais, todas as peças surgem da relação entre formas circulares e linhas retas que as atravessam criando duplicidades ou continuidades. Dessas formalizações procurei estabelecer tensões que enfatizassem a paisagem como um organismo, ou seja, relacionar os elementos envolvidos numa paisagem de pôr do sol, por exemplo, de forma a criar uma dependência física entre eles, como um corpo onde as partes se justificam no todo.

Felipe Cohen

Newsletter

Artsoul Comunicação Digital LTDA | CNPJ: 29.752.781/0001-52

Escritório: Rua Quatá, 845 - Sala 2, Vila Olímpia, São Paulo, SP, 04546-044