Agenda

Exposição "Fayga Ostrower: formações do avesso"

MAM Rio - Av. Infante Dom Henrique, 85, Aterro do Flamengo, RJ

Exposição "Fayga Ostrower: formações do avesso"

Fayga Ostrower: formações do avesso

A exposição integra as comemorações do centenário do nascimento da artista e traz uma perspectiva da reconhecida gravadora, apresentada também como importante educadora e crítica de arte. A mostra apresenta um panorama de sua obra, reunindo cerca de 80 trabalhos em diálogo com seu pensamento sobre arte e sua prática em educação, desenvolvida durante anos no Bloco Escola do MAM.

As obras selecionadas fazem parte do acervo do MAM Rio e da Coleção Gilberto Chateubriand, em comodato de longa duração no museu, e incluem trabalhos recentemente doados ao museu pelo Instituto Fayga Ostrower. Juntas, as obras compreendem um panorama de sua produção em gravura e tecido, pertencentes a diferentes períodos de sua trajetória e que possibilitam um estudo apurado sobre o abstracionismo informal na arte brasileira e o uso das cores na técnica da gravura.

O pensamento educacional da artista será mostrado com trechos de seus textos, livros e arquivo documental. Desta forma, trazemos ao debate as relações entre a prática em educação e a criação artística na vida de umas das figuras importantes para a história do MAM Rio, do Bloco Escola e da cena de arte do Rio de Janeiro e do Brasil.

 

Biografia da artista

Nascida em Lodz, Polônia, em 1920, Fayga Ostrower emigrou para o Brasil em 1934. Estudou artes gráficas na FGV, foi bolsista da Fullbright em Nova York e recebeu numerosos prêmios, inclusive das bienais de São Paulo e de Veneza. Fayga experimentou quase todas as mídias gráficas, incluindo a estamparia. Foi professora no MAM Rio, entre 1953 e 1969; no Spellman College, em Atlanta, nos EUA; na Slade School da Universidade de Londres; em cursos de pós-graduação em várias universidades brasileiras; e lecionou para operários e em centros comunitários. Fayga foi também uma importante pensadora do abstracionismo informal brasileiro e autora de ensaios e  livros. A artista faleceu no Rio de Janeiro em 2001. Obras suas integram coleções de museus no Brasil e no exterior.

Lei de Incentivo à Cultura
Parceiro Estratégico: Instituto Cultural Vale
Patrocinador Master: Grupo Petragold, Petrobras, Ternium
Realização: Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo – Governo Federal

 

Serviço
MAM Rio
Exposição "Fayga Ostrower: formações do avesso"
20 de março a 6 de junho de 2021

MAM Rio - Av. Infante Dom Henrique, 85, Aterro do Flamengo, RJ

Quinta e sexta, das 13h às 18h.
Sábado e domingo*, das 10h às 18h.
Atenção: o acesso às exposições do museu encerra às 17:30h, meia hora antes do nosso horário de fechamento.