Exposição "Cambiantes"

Galeria Arte Formatto - Rodovia Castello Branco, Km 102

Exposição "Cambiantes"

cambiantes – valéria costa pinto

galeria arteformatto - fazenda boa vista market

sobre a corda bamba

a exposição cambiantes, de valéria costa pinto, é composta de dois processos de trabalho que são opostos e complementares – “linhas e variações” e “incisões”. partindo-se do momento em que vivemos, de grande incerteza e instabilidade, os trabalhos aqui apresentados por valéria desvelam, de maneira silenciosa, sua visão antagônica de mundo. em “linhas e variações”, percebem-se traços em moto-continuo formando ondas, círculos e retas sobre a superfície rugosa, os quais, seguem sem destino, tentando driblar os obstáculos da superfície. esse gestual de linhas orgânicas não tem começo nem fim: elas simplesmente passam em fluxo contínuo vindas de lugar nenhum indo para não sei onde. improvisam desvios e formas. são imprevisíveis e imprecisas.

em situação oposta, estão as “incisões”, tanto na organização da superfície, rigorosamente estruturada, como no cálculo de seus objetivos. aqui, a forma precede a execução. o estilete afiado corta o papel com precisão e eleva as partes, criando novos relevos e modificando sua configuração. tudo é cálculo sobre terreno movediço.

o papel, matéria viva, tão frágil e tão resistente, é a sua ferramenta de ofício. é sobre ele que valéria se debruça para preparar a base de seu trabalho, avançando dobra por dobra, sempre em folha única. a imagem icônica do círculo, que percorre sua obra desde o início, talvez seja uma tentativa de unidade nesse território tão fragmentado em que vivemos. e, como um equilibrista sobre a corda bamba, vamos caminhando, concentrados no próprio caminho.

 

SERVIÇO

Exposição "Cambiante"
Galeria Arte Formatto
Período 02 de junho a 02 de julho
FAZENDA BOA VISTA - Rodovia Castello Branco, Km 102,5, S/N, Porto Feliz – SP

Formas de Pagamento Artsoul

RUA QUATÁ 845, VILA OLÍMPIA, CEP: 04546-044, SÃO PAULO - SP | CNPJ: 29.752.781/0001-52