Artsoul

Conheça nossas peças de design

Chamada de bolsistas sociais para cursos livres | 1ª etapa
Exposição

Chamada de bolsistas sociais para cursos livres | 1ª etapa

Exposição

  • Nome: Chamada de bolsistas sociais para cursos livres | 1ª etapa
  • Abertura: 25 de janeiro 2022
  • Visitação: até 06 de fevereiro 2022

Local

  • Local: Escola de Artes Visuais do Parque Lage - R. Jardim Botânico, 414 - Jardim Botânico, Rio de Janeiro
  • Evento Online: Não

EDITAL

Chamada de bolsistas sociais para cursos livres

Coleção Impacto, lançada na 8ª edição da ArtRio, financia 80 bolsas integrais
para cursos on-line e presenciais da EAV Parque Lage
a serem selecionados pelos próprios candidatos

 

A Escola de Artes Visuais do Parque Lage (EAV Parque Lage) apresenta, por meio de edital público, uma chamada para 40 bolsas sociais integrais destinadas aos cursos livres do 1° semestre de 2022. A ser aberto no próximo dia 25 de janeiro, o edital reafirma o compromisso da EAV, como instituição pública ligada à Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro, de promover a difusão cultural e a democratização das artes. Ao longo desse ano, será distribuído um total de 80 bolsas, com nova chamada no segundo semestre. 

“Nosso objetivo é ter 50% de alunos bolsistas, através de ações sustentáveis que garantam o caráter público desta escola que tem a formação de artistas como vocação, privilegiando pessoas racializadas e oriundas de territórios periféricos”, informa Yole Mendonça, diretora da instituição. “Não é filantropia, é a EAV atuando como agente de transformação”.

As bolsas sociais serão custeadas através da venda da Coleção Impacto - que integrou o programa de benefícios Amigo EAV - levada à 8ª edição da ArtRio em setembro de 2021. Em seu estande na feira, a Escola de Artes Visuais apresentou duas fotografias com tiragem limitada de Felipe Azevedo e outra da artista paulistana Flavia Junqueira, que produziu um trabalho inédito. 

Também foram vendidas obras de acervo gentilmente doadas por artistas renomados, como Angelo Venosa, Antonio Dias, Brígida Baltar, Carlos Vergara, Ernesto Neto, Iole de Freitas, Laura Lima e Luiz Zerbini, demonstrando seu comprometimento com a formação da nova geração.

“Importante ressaltar que as bolsas são oferecidas sem ônus para os professores da Escola. A valorização das artes e dos profissionais da área é uma premissa da EAV”, afirma Yole.

As bolsas são válidas para qualquer curso on-line ou presencial da grade curricular. Através de carta de intenção, os candidatos devem informar suas trajetórias (não necessariamente nas artes visuais) e expectativas em relação ao curso pretendido, considerando as seguintes questões: Qual a sua relação com o campo das artes e como ela acontece? Como o curso escolhido pode contribuir para sua trajetória? O que você espera alcançar durante e/ou após sua participação?  Para participar, não há exigência de portfólio.

Cada selecionado será contemplado com uma bolsa integral para um curso do primeiro semestre. O formulário de candidatura, que pode ser conferido no site da instituição, ficará disponível até às 23h59 do dia 06 de fevereiro. A direção informa que não haverá prorrogação do prazo. A divulgação dos selecionados será feita em 25 de fevereiro, com abertura de matrículas já no dia seguinte. (eavparquelage.rj.gov.br)

Sobre a EAV Parque Lage

 

A Escola de Artes Visuais foi criada em 1975, pelo artista Rubens Gerchman, para substituir o Instituto de Belas Artes (IBA). Seu surgimento acontece em plena Guerra Fria na América Latina, durante o período de forte censura e repressão militar no Brasil. A EAV afirma-se historicamente por seu caráter de vanguarda, como marco da não conformidade às fronteiras e categorias, e propõe regularmente perguntas à sociedade por meio da valorização do pensamento artístico.

Alguns exemplos marcantes da história do Parque Lage são a utilização do palacete como sede do governo da cidade de Alecrim em Terra em Transe, dirigido por Glauber Rocha em 1967; e a exposição “Como Vai Você, Geração 80?”, que reuniu 123 jovens artistas de diferentes tendências numa mostra que celebrava a liberdade e o fim do regime militar. O palacete em estilo eclético foi também palco de “Sonhos de uma noite de verão”, clássico shakespeariano, e serviu como locação para Macunaíma, de Joaquim Pedro de Andrade.

A Escola de Artes Visuais do Parque Lage está voltada prioritariamente para o campo das artes visuais contemporâneas, com ênfase em seus aspectos interdisciplinares e transversais. Abrange também outros campos de expressão artística (música, dança, cinema, teatro), assim como a literária, vistos em suas relações com a visualidade. As atividades da EAV contemplam tanto as práticas artísticas como seus fundamentos conceituais.

A EAV Parque Lage configura-se como centro educacional aberto de formação de artistas e profissionais do campo da arte contemporânea. Como referência nacional, com uma consistente imagem no meio da arte, a EAV busca criar mecanismos internos e linhas de atuação externa que permitam um diálogo produtivo com a cidade e com o circuito de arte nacional e internacional. A instituição integra a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do estado do Rio de Janeiro.

 

SERVIÇO:

Chamada de bolsistas sociais para cursos livres | 1ª etapa

Link: eavparquelage.rj.gov.br

Abertura de inscrições: 25 de janeiro de 2022

Encerramento das inscrições: 06 de fevereiro de 2022, às 23h59

Divulgação dos selecionados: 25 de fevereiro de 2022

Matrículas: 26 de fevereiro a 10 de março de 2022

Período letivo: 10 de março a 24 de junho

*Diante das medidas preventivas para a contenção da disseminação e combate ao coronavírus (COVID-19) o cronograma de aulas poderá sofrer ajustes ao longo do ano.

Escola de Arte Visuais do Parque Lage

Rua Jardim Botânico, nº 414
Rio de Janeiro | RJ
Website: http://eavparquelage.rj.gov.br/
Instagram: @parquelage
Whatsapp: (21) 99228-7955 - Secretaria 1 | (21) 96654-3179 - Secretaria 2

Newsletter

Artsoul Comunicação Digital LTDA | CNPJ: 29.752.781/0001-52

Escritório: Rua Quatá, 845 - Sala 2, Vila Olímpia, São Paulo, SP, 04546-044