

Exposição individual “Cordão dos Bichos”, de Edu Cardoso
Exposição
- Nome: Exposição individual “Cordão dos Bichos”, de Edu Cardoso
- Abertura: 19 de agosto 2025
- Visitação: até 14 de setembro 2025
Local
- Local: Kovak & Vieira
- Evento Online: Não
- Endereço: R. Cônego Eugênio Leite, 150 – Jardins
Kovak & Vieira abre individual com obras hiper-realistas de Edu Cardoso
Folclore do interior paulista inspirou criações cujos originais existem há quase cem anos, sobrevivendo à modernidade de forma sustentável e atemporal
“Cordão dos Bichos” intitula a individual de Edu Cardoso, artista convidado pela galeria Kovak & Veira. A mostra, inspirada em um folguedo nacional (festa popular com raízes no folclore brasileiro), abre em 18 de agosto e apresenta 15 obras inéditas, sendo sete pinturas a óleo, sete desenhos em giz pastel oleoso e uma tiragem de sete esculturas idênticas, cada uma pintada à mão que se diferem em entre si apenas pelas diferentes cores que as cobrem, compõem a exposição.
Tradicional da cidade de Tatuí, cidade localizada na região metropolitana de Sorocaba com pouco mais de 120 mil habitantes, o Cordão dos Bichos começou há quase cem anos, com três foliões e, hoje, leva centenas de pessoas às ruas. Sempre em datas comemorativas, os moradores desfilam fantasiados de bichos, com as mesmas máscaras e trajes confeccionados artesanalmente, ainda aquela época. Atualmente, cerca de três dezenas de foliões de todas as idades vestem as fantasias de animais e desfilam pelas ruas. A cada nova celebração, as peças são restauradas e voltam a figurar nas ruas, simbolizando um ato histórico e ao mesmo tempo sustentável. O resultado é uma celebração cheia de encanto e originalidade, onde o humor das figuras se entrelaça com um leve mistério visual.
As obras criadas por Edu para essa mostra mergulham no universo tatuiense por meio de uma linguagem que transita entre o surrealismo pop e o realismo fantástico, ressaltando o caráter lúdico e poético dessa manifestação cultural, como pontua a curadora Renata Rocco. “Fascinado por esse patrimônio histórico, em suas longas investigações sobre tradições, identidades e cultura brasileira, o artista autodidata nascido em Avaré, Edu Cardoso, deparou-se com os personagens do Cordão dos Bichos, em um livro de folclore dos anos 1980. Assim, Cardoso lançou mão desses registros para trazer, por meio de suas pinturas, esses personagens à nossa presença independentemente da época, do ano ou da localização geográfica.”
Patrimônio cultural de Tatuí, a festa tradicional da cidade que inspirou o artista permanece, nas palavras de Renata, “como faísca de um Brasil em constante transformação.” E, continua: “aqui e agora tudo é valido e possível. Deixemo-nos levar pelo olhar de Edu Cardoso sobre o Cordão dos Bichos — um olhar, tanto apaixonado e curioso, quanto tragado por como uma nostalgia. Nostalgia de algo que vem se tornando cada vez mais rarefeito: sonhar. Sonhar outras coisas, outras peles, outras maneiras de ser e estar - realmente - no mundo”, finaliza Renta Rocco.
Edu Cardoso - @educardoso
Edu Cardoso (1981) é um artista nascido em Avaré, interior de São Paulo. Fortemente influenciado pelas histórias em quadrinhos nacionais dos anos 1980, começou a desenhar aos noves anos e, desde então, aprimorou suas técnicas de desenho, pintura e escultura. Autodidata, Edu apresenta diversos elementos da arte intuitiva, principalmente pela criação de situações oníricas e suas criações transitam entre o surrealismo pop, realismo fantástico e hiper-realismo.
Renata Rocco – @renata.f.rocco
Renata Dias Ferraretto Moura Rocco tem Pós-doutorado pelo Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC USP, 2023 - Bolsa FAPESP), Doutorado (2018 - Bolsa FAPESP) e Mestrado (2013 - Bolsa CAPES) pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Estética e História da Arte da Universidade de São Paulo, todos sob orientação da Profa. Dra. Ana Gonçalves Magalhães, docente e curadora do MAC USP. Rocco é autora do livro “Danilo Di Prete em Ação: a construção de um artista no ambiente da Bienal de São Paulo” (2022), artigos sobre arte moderna italiana e brasileira, e sobre as primeiras edições da Bienal de São Paulo. Foi curadora de exposições de arte moderna MAC USP e de artistas contemporâneos em São Paulo. Foi membro do Comitê de Indicação do PIPA 2025 e trabalha desde março 2024, no Acervo Artístico dos Palácios do Governo do Estado de São Paulo.
Galeria Kovak & Vieira - @galeriakovakevieira | https://kvgaleria.com.br
A Kovak & Vieira é uma galeria de Arte Contemporânea fundada no começo de 2023 por Mariana Vieira. Focando na acessibilidade e pluralidade, a galeria vem realizando exposições individuais e coletivas com diferentes linguagens e suportes. A conceituação da Kovak & Vieira parte de longas reflexões acerca do que representa a arte para todos nós e sua potência transformadora. A ideia de que a arte se comunica e serve como tratamento para aquilo que todos temos em comum: a alma. É com tais diretrizes que a galeria mantém uma característica observadora e incentivadora do mundo afora, reconhecendo o que há de novo em talentos artísticos.
Serviço
Exposição: “Cordão dos Bichos”
Artista: Edu Cardoso
Local: Kovak & Vieira - @galeriakovakevieira
R. Cônego Eugênio Leite, 150 – Jardins - São Paulo
Abertura: 18 de agosto – das 17h às 21h30
Período expositivo: 19 de agosto a 14 de setembro
Horário de funcionamento: de segunda à sexta-feira das 11h30 às 19h e aos sábados das 11h30 às 16h30 | domingos apenas com agendamentos