Sergio Free 1
Sérgio Free nasceu em 1981 no sul da Bahia, ele e a família se mudaram para São Paulo em 1986, atualmente mora em Ubatuba, lugar que lhe proporciona paz e espaço para criar. Desde jovem começou a visualizar a arte urbana dentro da cidade e mapeou seu estudo observacional de prédios e paredes pichadas em uma das maiores metrópoles do mundo. São Paulo, lugar onde enxergou à arquitetura como uma forma de comunicação das comunidades e gangues de pichadores. No campo sociológico estas relações fazem sentido em função a um novo processo de socializar que emite um discurso e que cria ecossistemas vivos, ocultos ou até afastados da sociedade muitas vezes pela voz de protesto.
Sergio Free usou e representou suas influências durante 20 anos nas ruas de São Paulo. Em 2014 começou a representar seus trabalhos de Grafite nas em telas.
Hoje, Sergio Free pinta com spray, tinta acrílica e caneta hidrocor. Registra em telas suas lembranças, experiências e questiona o mundo atual com uma visão cientifica. Congela vivencias, reproduzindo a cena da cidade em cenários realistas, onde seu personagem ora o representa, ora representa a sociedade.
Participou de 16 exposições, sendo 7 individuais e 1 Internacional. Teve obras expostas:
Na IV Bienal Internacional de Graffiti, Memorial da América Latina, Farol Santander e em conceituadas Galerias de Arte.
• Exposição Individual “ Veredas “ – A7MA Galeria – São Paulo / Junho 2022
• Exposição Coletiva “ Marginais Influencers “ – Galeria MIU– Balneário Camboriú – SC / Abril 2022
• Exposição Coletiva IDENTIDADES 22& 22 & 22 – Farol Santander – São Paulo / Fevereiro 2022
• Exposição Coletiva - Make Up Your Heart – Ornare – São Paulo / Outubro - 2021
• Exposição Individual “ Da Água pro Vinho ” – A7MA Galeria – São Paulo / Novembro 2020
• Exposição Virtual 360° do Coletivo “Regra de três” - período da quarentena – / De Abril á Junho 2020
• Exposição Coletiva “ Off Basel ” - Art Design Gallery - Miami - USA /Dezembro 2019
• Exposição Individual “ Antrópicos ” - Alma da Rua Gallery -São Paulo/Novembro 2019
• Exposição Individual “A Predição” - Galeria Casa Jacarepaguá- São Paulo/Agosto
• Exposição Coletiva - IV BIENAL INTERNACIONAL GFA – Graffiti Fine Art at 2018
Galeria Marta Traba – Memorial da America Latina - São Paulo/Outubro 2018
Representante Responsável
Este artista faz parte da seleção curatorial da Nadia Guerrero Humberg, feita exclusivamente para Artsoul. Nadia Guerrero Humberg é formada em Administração de empresas com ênfase em pesquisa de mercado. Tem extensão em pesquisa de mercado da arte. Pós graduada em História das Artes pela Faculdade de Belas Artes. Atua como curadora independente, como gestora de carreira de artistas, Art Advisor. Especialista em Arte contemporânea. Na sua pequisa é abordado o campo antrópologico visual, especificamente as transformações sociais, econômicas, políticas e culturais da contemporaneidade. Trazendo para suas propostas e projetos, artistas que componham este tipo de conteúdo, das próprias sociedades, comunidades ou tribos.
Por: Nadia Guerrero Humberg