Luiz Breseghello
Nascido na cidade São Paulo em 27 de março 1989, desde cedo esteve envolvido com a arte. Filho do artista plástico Carlos Breseghello (1958-2020), visitava ateliês de diversos artistas, como Tomie Ohtake, Gilberto Salvador, Newton Mesquita, Cláudio Tozzi, Ângelo Milani, entre outros. Aprendeu a fazer arte no dia a dia com as experiências em diversos ateliês.
Em 2005, com 16 anos, trabalhou em um escritório de arte e aprendeu sobre o mercado de arte.
Em 2007 começou a estudar a processos metalúrgicos e produzir esculturas em metal. Desenvolveu pesquisas sobre pintura automotiva em aço carbono
No ano de 2013 começou a pesquisa sobre o aço corten uma aço muito usado por sua grande resistencia mecânica e a intempéries, produzindo grande numeros de obras para diversos artistas, como Carlos Breseghello, Angelo Milani e entre outros. Ganhamos o premio 3 itamaraty de arte contemporânea com obra .produzida para Carlos Breseghello em 2013.
Em 2019, começa a pesquisa sobre Aço inox e vê grande possibilidades em unir dois tipos de aço diferente e começa a procura da liga metálica capaz de unir Aço Corten com Aço inox
O artista utiliza a mistura de dois tipos de aço para compor a maior parte de suas obras, o aço inox (polido e brilhante) e o aço corten, mais bruto e rustico para apresentar a dualidade, o contraste e os opostos complementares, presente em todas as coisas. Nas chapas cortadas, amassadas e derretidas que se entrelaçam no espaço de produção, uma espécie de rede tece a percepção, a criatividade, o acaso para novas leituras e expressões.
Por: Luiz Breseghello