Lucia Costa
Lucia Costa nasceu no Rio de Janeiro em 1961. Hoje vive e trabalha em Niterói, Rio de Janeiro. É formada em Design de Interiores (2013) pela Arquitec Escola de Arte e Design de Campinas-SP e Estilismo (1996) pela Escola de Moda Cândido Mendes no Rio de Janeiro. Foi finalista do "Luxembourg Art Prize" em 2018 pela Pinacoteca do Luxemburgo e participou na exposição coletiva dos 12 finalistas na Pinacoteca de Luxemburgo, em Luxemburgo,
De 2004 a 2006 fez parte do grupo de aprofundamento artístico com Marilia Jaci na COART-UERJ, desenvolvendo linguagem e construção de imagens através da colagem e participando de exposições coletivas. De 2006 a 2009 fez parte do grupo de aprofundamento em arte contemporânea com Lia do Rio no Calouste Gulbenkian, desenvolvendo obras em materiais e suportes diversos e participando de exposições coletivas. Em 2006 foi selecionada dos ‘Novíssimos’ (Galeria de Arte Ibeu-RJ). Em 2009 fundou com outros artistas o projeto 'até… território de artistas', no qual atuou como organizadora e artista da exposição coletiva "CLUBE NAVAL: Ocupação em lugar de Estar" na sede social do Clube Naval do Rio de Janeiro. Em 2013, participou da Artigo Rio Feira de Arte Contemporânea, no Rio de Janeiro, e da exposição Concepção Criativa na AVA Galleria, em Finlândia. Em 2014, participou da Artexpo New York, em Nova Iorque, com a AVA Galleria e na 3ª Edição da Artigo Rio Feira de Arte Contemporânea, no Porto do Rio-RJ. De 2019 a 2021 participou de diversos workshops e do seminário on-line ARTE 2021 – E AGORA? da Núcleo Contemporâneo Artes Visuais (São José dos Campos-SP). Foi selecionada para o programa Processos ARTÍSTICOS 1 da Eixo Arte Contemporânea e Galeria da Reserva Cultural (Niterói-RJ). Ainda em 2021 a pintura da série Camadas (2021) recebeu Menção Honrosa no ART MATTERS 3 da Galerie Biesenbach (Colônia-Alemanha). Em 2022 foi selecionada na 14a. Grande Exposição de Arte BUNKYO” (Centro Cultural BUNKYO em São Paulo – SP).
Em suas obras - sejam elas pinturas, desenhos, fotocolagens, esculturas em papel ou instalações - encontramos volumes, blocos de cor, geometrização de formas e visões espaciais particulares… em uma linguagem influenciada principalmente pelo Construtivismo.
Em sua pesquisa poética, Lucia também explora as memórias, os afetos e as afinidades escondidas nas paisagens urbanas cotidianas, fazendo uso de materiais como: tinta acrílica, lápis aquarela, canetas, papel, papelão, MDF, tecidos e aviamentos.
A artista tem trabalhos em coleções particulares no Brasil e exterior, em cidades como Pavia (Itália), Luxemburgo, Barcelona, Belo Horizonte, Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo.
Por: Lucia Costa