Vive e trabalha em São Paulo.
Pintor. Formado em artes plásticas pela Escola Guignard, Belo Horizonte. Viveu muitos anos em Salvador, por isso suas referências a azulejaria portuguesa. Fez várias mostras pelo Brasil bem como já expos na Espanha, Portugal, Argentina e sua última individual foi em Paris na galeria Agnes Monplaisir.
As pinturas de IURI SARMENTO relacionam-se diretamente com a nossa herança visual portuguesa e nos remetem a imagens recorrentes que ocupam o lugar devido em nossa memória cultural e afetiva.
Suas composições pop-barroco elogiam o excesso e a saturação. Somam-se à justaposição de cores improváveis, uma infinidade de texturas e detalhes diferentes - brilhantes e opacos, listras e bolas, flores e figuras geométricas - formando um excepcional vocabulário de efeitos pictóricos.
IURI SARMENTO faz parte de uma geração de artistas da Bahia que obtiveram ressonância nacional a partir de uma eficiente estratégia promovida pelo Museu de Arte Moderna da Bahia nos anos 90.
Suas figuras curiosas nos remetem ao grande mestre Sante Scaldaferri e determinam um diálogo profundo com a arte popular nordestina. Ao mesmo tempo Iuri é discípulo criativo e diferenciado de artistas valiosos da geração 80 como Leonílson, Beatriz Milhazes e Adriana Varejão.
Por: Galeria Zilda Fraletti