Anita Kaufmann
Anita Kaufmann
São Paulo, 1951
Escultora.
Filha de mãe artista, Anita Kaufmann foi estimulada desde cedo a se dedicar à criação artística. Aos quatro anos fez seu primeiro curso de livre expressão, na FAAP, onde viria a se formar em Artes Plásticas, vinte anos mais tarde, quando também inaugurou seu primeiro ateliê.
Pesquisadora incansável, suas obras são construídas a partir de materiais que vão do latão ao ferro, passando por bronze e alumínio, incluindo ainda cimento e mármore, e agora, fibra de vidro.
Desde 1972, a artista vem expondo seus trabalhos em locais como a Bienal de SP, Masp, Caixa Cultural, em galerias como a Skultura, em São Paulo, em mostras individuais de outras capitais brasileiras, e também em galerias internacionais (Nova York, Whashington, Hong Kong, Madri). Desenvolve obras especiais para empresas e premiações, entre elas a Revista Espaço D, Alcan, Dupont, Lycra, Banco Sulamerica, Avon, Basf, Citibank, Hospital Albert Einstein, Fundação Getúlio Vargas.
A experiência de trabalhar como ourives numa joalheira, criando desde o design até a execução final da jóia, levou a artista para ampliação de seu trabalho em escultura.
Iniciada em soldas, formas e volumes, Anita cursou a faculdade de artes plásticas da Faap, onde transferiu sua experiência com jóia para a solda elétrica em chapas. Surgiram então as esculturas em aço inoxidável e ferro. O trabalho com barro acrescentou flexibilidade, versatilidade e a possibilidade da multiplicação das peças.
Uma característica marcante da escultora é sua familiaridade com os mais diversos materiais: Ouro, Bronze, Madeira, Alumínio, Fibra de Vidro, Resina. Utiliza ainda a Laca, a Pátina, a Tinta automotiva e o Grafite.
Por: Galeria Gravura Brasileira