Gustavo Prado

Gustavo Prado, trabalha escultura, pintura, performance, fotografia e vídeo para explorar os múltiplos aspectos do espaço.

Artista brasileiro, mora em Nova York atualmente.

Através do emprego de escultura, performance, fotografia e vídeo, o trabalho de Gustavo Prado é, predominantemente, dedicado à exploração de vários aspectos do espaço - seja real ou formal - e às complexidades inerentes ao ato de olhar. É uma investigação sobre uma série de noções que são intrínsecas e estranhas ao campo da arte. Tais como vigilância, apropriação, voyeurismo, agregados, inteligência artificial, narcisismo, sobrecarga de informação, direito à privacidade e auto-identidade.

Na série Perceptível (2002-2011) a experiência fenomenológica se torna o ponto crucial de uma investigação realizada em ambientes construídos com lâmpadas fluorescentes, tecidos, estruturas metálicas e sensores de movimento, formando um sistema que convida a múltiplas respostas ao encontro entre corpo e lugar. Trespass (2009) é uma performance de vídeo em que o artista usa um espelho retangular de mão para projetar a intensa luz do verão nos interiores de vários apartamentos, um jogo que se torna um meio de iluminar os limites do espaço privado.

Finalmente, na série Medida de Dispersão (2014-2017), espelhos côncavos e convexos de muitos tamanhos são presos a estruturas metálicas industriais para criar algo semelhante a uma câmera anti-câmera. Pois, ao invés de fixar um momento ou imagem daquilo que distintamente se encontra diante dele, reflete um corpo fragmentado visto simultaneamente de diferentes pontos no espaço e (ao contrário de um espelho padrão) de ângulos incontroláveis. Consequentemente, essa série de esculturas e instalações serve como um desafio ao impulso de projetar noções preconcebidas, filtrar o que vemos; eles servem como um teste para o nosso senso de familiaridade com o ambiente e, mais importante, com nós mesmos.

Gustavo Prado nasceu em São Paulo em 1981. Estudou Filosofia e Desenho Industrial e recebeu sua formação artística na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, no Rio de Janeiro. O Prado recebe o Prêmio Projéteis de Arte Contemporânea da Fundação Nacional das Artes (Funarte). Ele representou seu país em "O Ano do Brasil na França" como parte de uma exposição maior no "Le Carreau du Temple", em Paris.

Conheça

Obras deste Artista

Formas de Pagamento Artsoul

RUA QUATÁ 845, VILA OLÍMPIA, CEP: 04546-044, SÃO PAULO - SP | CNPJ: 29.752.781/0001-52